25 de fevereiro de 2012

21

E a amamentação???? Post comprido, mas interessante!

Bom, hoje vim falar sobre amamentação! 

Primeiro, como eu já mencionei, tive que lutar pelo direito de amamentar meu bebê, já que ( como já falei inúmeras vezes...rsrs) sou transplantada e tomo remédios diários que poderiam prejudicar meu bebê..."Poderiam", mas não prejudicam. Como assim? Um dos motivos pelos quais eu tomei a decisão de abandonar meu convênio e fazer o pré-natal no Hospital São Paulo (SUS) foi o fato de que meu médico me garantiu que lá eles não iriam me impedir de amamentar. 
Há alguns anos não tinham estudos sobre o quanto as substâncias dos remédios passavam para o leite materno, mas hoje sabe-se que dependendo do tipo e da dose de remédio que se toma, a quantidade é insignificante e não faze mal ao bebÊ e a UNIFESP ( Hospital São Paulo) é uma instituição pioneira nesse estudo.
Sendo assim, com a fala do meu médico, pensei que não haveria impecilhos para poder efetuar esse ato tão maravilhoso de amamentar. Engano meu! Na hora do "vamo ver", quando fui a UTI amamentar meu pequeno, a pediatra de plantão não tinha nenhum conhecimento dessa liberação de amamentação para transplantadas. Além dessa médica, outros médicos também não tinham conhecimento sobre o assunto. eu questionei, protestei, informei as medicações e doses que tomo e enfim consegui um pediatra do hospital que tivesse a informação de que sim eu poderia amamentar!!! Uffa!! PRIMEIRA BARREIRA VENCIDA!!!
Primeira?? Sim, houveram outras!!!!
Como também já falei com vocÊs aqui, o Samuel só passou a se alimentar com leite depois de 2 dias de vida, mas ainda sim era pela sonda. Quando finalmente pude oferecer o peito, ele não sabia sugar e isso me causava imensa agonia ( já mencionada anteriormente), com dicas preciosas de uma fonoaudióloga e muito esforço, Meu lindo começou a sugar, primeiro a mamadeira e depois o seio!! SEGUNDA BARREIRA VENCIDA!!!!

Mas que dicas a fono nos deu???

POSIÇÃO DO BEBÊ:
A cabecinha dele deve estar apoiada na dobra do braço e o corpinho virado para o corpo da mãe ( essa não é a única posição para amamentar, mas se o bebê não mama , talvez  seja por que ele não está confortável e essa posição é uma das mais confortáveis tanto pra bebê quanto pra mãe!)
PEGA:

imagem retirada do google

A boca do bebê deve cobrir a maior parte da auréola (parte mais escura ) possível , se o bebê pega só o bico, fará muita força, não sairá leite suficiente e poderá causar rachaduras e dor, muita dor! rs

FAZER BICO:


imagem retirada do google

Para uma amamentação eficaz, o bico do seio deve estar semelhante a esse, se o seu bico não for exatamente assim, pode ficar com estimulação. 

No meu caso, eu pensei que i bico que tinha era suficiente, mas, mesmo assim a Fono me recomendou "fazer mais bico". COMO????????? COM ESSAS CONCHINHAS AQUI:

Essas conchas estimulam a formação do bico através de uma leve pressão no mamilo.

Eu usei essas conchas e posso dizer com conhecimento de causa: AJUDOU MUUUUITO!!!! Depois de passar um dia usando, meu bico estava bem mais evidente e mais fácil do bebê pegar, depois disso ele pegou super rápido. 
Um dos momentos mais maravilhosos de toda essa confusão que foi meus primeiros dias como mãe, foi quando o Samuel sugou meu seio pela primeira vez!!!! Ah que alegria !!! Doeu???? Sim, mas foi a melhor dor que eu senti em toda a minha vida!!!!kkkkk

Depois das primeiras sugadas não tive muitos problemas. Sempre dói um pouquinho na primeira sugada, mas nada que não seja suportável. 

Meus mamilos não racharam?????

Sim, apenas um! 
NÃO USEI POMADA, NEM OUTRO TIPO DE REMÉDIO, EU PASSAVA O PRÓPRIO LEITE E DEIXAVA SECAR, LOGO QUE SECAVA JÁ SE VIA A DIFERENÇA, DOÍA BEM MENOS ATÉ QUE AS RACHADURAS SARARAM.. ESSE SEIO QUE RACHOU AINDA É BEM MAIS SENSÍVEL , MAS EU SEMPRE TÔ PASSANDO O LEITE E CONSIGO AMAMENTAR COM ELE NUMA BOA. 

Essas foram as dicas que me ajudaram a não sofrer tanto com a amamentação. Mas ainda sim tive (tenho) mais obstáculos pela frente:

Bom, o meu desejo era AMAMENTAR EXCLUSIVAMENTE NO PEITO ATÉ OS 6 MESES!! No entanto, mais uma frustração!!! Até uns 3 dias de vida deram leite materno pro Samuel no hospital pela sonda, quando ele aprendeu a sugar passaram a dar o bendito NAN!!! QUANDO EU DESCOBRI FIQUEI TÃO FRUSTRADA, CHATEADA!! Tá eu sei que não podeira estar lá de madrugada pra dar peito e durante o dia só podia estar 2 ou 3 vezes, mas precisavam dar NAN!!! Porque não continuaram com o leite materno?aff!

No momento da alta hospitalar, o pediatra nos receitou o NAN e nos explicou que nos primeiros dias ele ainda precisaria desse complemento pois como eu não amamentava regularmente, minha produção de leite podia ser insuficiente para matar a fome do meu baby (que inclusive é um esfomeadinho de plantão! kk). Nem liguei pra o que ele disse, eu queria amamentar e pronto. Nem compramos o bendito NAN de imediato. Até que no mesmo dia que chegamos em casa eu percebi que o peito realmente não era suficiente, eu podia ficar horas com o Samuca no peito e ele não se contentava, então cedemos às recomendações médicas e compramos o NAN.

HOJE: DIMINUÍMOS BEM A QUANTIDADE DE NAN, DAMOS APENAS PELA MANHÃ, ANTES DE NÓS DORMIRMOS E DURANTE A NOITE SE PRECISAR! Não acordamos ele pra mamar a noite, ele nos acorda..kkk, tentamos estipular horários pras mamadas ( com mamadeira ), mas o peito eu dou sempre que ele quiser!!

Fiquei alguns dias me sentindo muito mau por estar dando mamadeira, ouvia da sogra, avó e outras pessoas : "O seu leite é fraco, por isso ele não se contenta"!!! NÃO EXISTE LEITE FRACO!!!!!!!! O QUE EXISTE É BEBÊ MAIS ESFOMEADO QUE OUTROS OU UMA PRODUÇÃO DE LEITE INSUFICIENTE!!!

Não sei se vou conseguir excluir o NAN da dieta do meu príncipe, mas não vou deixar de amamentar ele por nada!!!!!!Esse é o maior bem que posso fazer a ele, será a melhor herança que posso deixar!!

Amamentar é um processo doloroso que exige renúncia, tolerância a dor, paciência e dedicação!! E justamente por esses motivos, é um ATO DE AMOR.!!!!

PENSE NISSO!!!

BJUCAS 

21 comentários:

  1. Post interessantíssimo mamãe, eu amamentei do Davi até os 9meses e foi a melhor coisa que pude fazer por ele.Sem contar como é prazeroso poder alimentar nosso bebe né? Ah! eu adorava... Parabéns mamãe; esta super informada das coisas e assim poderá ajudar muitas mamães de primeira viagem que não estão tao por dentro desse importante assunto.
    bjkas pra vcs e um otimo domingo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu post amiga, sentir amor em cada letrinha.
    Eu amamentei minha Júlia por um ano, e me arrependo de não ter amamentado mais. Ela mamava de virá os olhos, rsrsrs parecia uma bezerrinha, foi um problema tira-la do peito.kkkkkkk
    Mas um ano eu já estava que não aguentava mas, para sair de casa, ir ao meu médico era muito difícil ela não comia nada até eu voltar. Daí eu e o maridão resolvemos que já estava no momento de tirá o peito, para ela senti fome e come outras comidinhas de bebê. Mas como ela é minha única filha, e sei que não vou mas amamentar outro bebê, acho de deveria ter amamentado ela até os dois anos.

    Um domingo muito abençoado para vocês!

    Um Beijão amiga!

    ResponderExcluir
  3. Aline, adorei o post... mto esclarecedor... Tô na torcida por vcs viu, pois acho mto lindo o ato de amamentar... um vínculo sublime entre mãe e filho...bjk

    ResponderExcluir
  4. Aline, seu filho tem tanta sorte por ter uma mãe como você, tenho amigas que por muitoooooo menos desistiram da amamentarem seus filhotes, eu confesso que tenho muito medo de quando chegar minha hora, não ter leite, ou não conseguir amamentar a Laura, só em pensar sinto vontade de chorar, amamentação é o momento mais sublime da maternidade, e desde de o primeiro mês de gestação minha médica já me alertou das dificuldades... Estou muito confiante, e se eu esmorecer vou correr aqui e reler seu post para voltar a me motivar :)

    Que Deus abençoe vocês cada dia mais :)

    ResponderExcluir
  5. que bom que esta conseguindo da mama pro Samuka... eu estava na duvida quanto as conchas mas ja vi que vc as recomenda tbm perguntei pra tati e ela disse que usou e vc usou os tais bico de silicone?e cinta vc esta usando?qual modelo? bjussssss

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, nada como saber todas essas dicas de alguém que passou e que ainda está passando pelo processo de amamentação, você é uma guerreira e com certeza o leite materno é sim a maior herança que você pode dar ao seu pequenino.

    Um grande beijo e obrigada pelo carinho lá no meu blog.

    Edi

    ResponderExcluir
  7. Que post ótimo!!!Vai nos ajudar mto, Aline admiro mto sua história, fico falando dela pra todo mundo aqui em casa, estamos todos envolvidos parece que te conhecemos a mto tempo e torcemos mto por tua saúde e pela felicidade dessa família linda que vc tem! Deus abençoe a todas nós sempre...bjinhus

    ResponderExcluir
  8. Aline, independente de qual o desfecho tenha, lembre-se sempre de que: o que realmente importa é que vc quis e tentou sempre!!!
    Eu tb não consegui amamentar exclusivamente a Ana (que nasceu dp das gêmeas, sim eu tenho 5 filhos!!!rs)e me senti a pior das mães qdo o pediatra receitou complemento p ela pq ela não estava ganhando peso...tentei de td, mas no fianl tive q aceitar e meu consolo era de que eu tentei e quis muito...mas realmente o stress da vida e do pós-parto complicados e a demora em poder amamentar o bb a primeira vez fazem a produção cair, mas com a Graça de Deus vc vai conseguir recuperar a "fabriquinha de leite" do Samuel jájá!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Tudo que escrevi, se foi...detesto o bloguuer!

    Amiga, a amamentação é a melhor herança que deixamos aos nossos pequenos.
    Parabéns pela perseverança!

    Bjs e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  10. Querida, nao se preocupe com o NAN, pois é normal nos primeiros dias ele precisar. Meu bb nasceu sem nenhum problema, foi pra casa certinho, numa boa, quando foi de madrugada, as 4horas da manha, meu marido teve q sair pra comprar NAN porque o Theo gritava de fome e meu leite ainda nao era suficiente. Ele tomou o NAN e durmiu tranquilo. Entao eu tentava dar pelo menos uma vez por dia (ele odiava mamadeira) pra ele nao sentir fome. Depois de algumas semanas, meu leite descia igual cachoeira e ele se contentava apenas com o leite materno. Entao relaxa, nao é por causa do hospital nao, e nao é problema de leite fraco tb, como vc disse, nao existe leite fraco, é que no começo a produção realmente eh menor que a necessidade dos nossos esfomeados.Fiquem com Deus! Beijos

    ResponderExcluir
  11. O mulher guerreira! Sei que voce nao vai desistir na fase mais importante, entao posso dar uma dica? Fala com o teu medico se vc nao pode tomar um remedinho pra aumentar a producao de leite. Eu comecei a dar complemento pra Manu, mas ela tem APLV(alergia a proteina do leite de vaca). Tive que tirar o complemento e dar so LM. Por uns 3 dias deixei ela mamar a vontade e isso ajudou muito. Quanto mais o bebe mama, mais leite a gente produz. E o remedinho tbm ajudou baatante.
    E pra quem tem duvida ainda sobre seios rachados eu confirmo o q vc disse: pega certa, leite no mamilo e banho de sol. Os meus chegaram a sangrar bastante, mas curei assim!
    Desculpa pela bagunca no comentario, mas to escrvendo do celular enquanto a Manu mama,rs.

    Bjo e tdo de bom pra familia!

    Ana Zanon

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que voce ta conseguindo ultrapassar todos essas etapas e barreiras :D
    Mae de luta que quer o melhor pelos filhos nao e mesmo.
    beijinho

    ResponderExcluir
  13. Ele ta ficando sozinho no quarto??? ele dorme mt? acorda logo??? não tenho coragem de deixar ela lá....rs quem sabe depois de uns meses!!!!!!!! vo ler seu post sobre amamentação! bjokas nos dois

    ResponderExcluir
  14. É eu tb quando não to mais aguentando chamo marido rs
    mas essa mamadeira é nan ou do peito???? Maitê tb é mt gulosa rs
    então seu quarto é bem perto do dele.....bjossssssss

    ResponderExcluir
  15. Oi mamãe...primeiro obrigada pela visitinha no meu blog.
    Segundo, que Deus encha sua vida de mais felicidades e alegrias! Samuel é lindo! Bj.

    ResponderExcluir
  16. Oiee.. Adorei seu Blog, eu achei que já estava te seguindo mais me enganei.. rsrs
    Agora eu to te seguindo!
    Muito bom o seu post sobre amamentação!
    Dá um pulo no meu cantinho tambem!
    Beijos..

    ResponderExcluir
  17. OI Aline!!! Ainda não estive aqui depois do seu parto,por isso gostaria de, antes de qualquer coisa, desejar à família muita saúde, muita paz e muito amor nesses próximos dias... Agora em relação à alimentação o que pósso compartilhar contigo é o seguinte: quando pari (importante dizer que numa maternidade pública) não tinha muitas informações acerca da amamentação em virtude disso meu bebê perdeu quase 400 gramas, pois a pega estava incorreta, mas eu não me dei conta que ele havia perdido tanto peso, pois me informaram que ele desincharia depois de nascer, como a consulta de revisão dele demorou três semanas para acontecer ele quase ficou internado na maternidade, só não ficou pela graça de Deus, então a médica receitou nestogeno e uma vitamina para ele, o nestogeno deveria ser ofertado a ele três vezes ao dia, porém minha produção de leite materno era ( e continua sendo) insuficiente, como ele precisava se alimentar de duas em duas horas eu simplesmente NÃO tinha leite para o meu pequeno, daí passei a intercalar uma mamadeira de nestogeno com uma mamada no peito, logo na 1ª semana notamos o resultado no ganho de peso de Elie, porém ele fazia cocô toda hora, mas era toda hora mesmo... Então na consulta seguinte a médica me aconselhou a mudar para o NAN Confor e o intestino dele se regularizou... Atualmente ele toma 150 ml de NAN 4 vezes por dia (6:00, 12:00, 18:00 e 24:00) e nos intervalos ele suga todo o leite que produzo, quanto ao peso está tudo ótimo ele está com 6kg e 250gr aos quase três meses, então confesso que diante do drama que vivi no 1º mês de vida dele confesso que me acalma dar a bendita mamadeira pra ele...

    ResponderExcluir
  18. Aline que post lindoooooooooooo! Parabéns tb quis fazer o mesmo como minha princesa é um ato lindo e muito gostoso, amamentava com tanto carinho e é sim um ato de renuncia e de total entrega o tempo era dela é ponto final! E sem dizer que o leite materno tem muitas vitaminas e minha princesa não comia nada até 6 meses só leite mesmo e sabe que ela só veio ficar resfriadinha com 1 ano e 5 meses isso mesmo ninguém acreditava mais o que ajudou muito foi o leite materno! Faça isso sim parabéns pois não desistiu e perseverou nada pode tirar esse privilégio!
    Ameiiii que Deus abençoe muito vcs!
    Nine

    ResponderExcluir
  19. Oi... ki bom o seu bebe ja teve alta e este em casa no calor gostoso do colinho da Mãe...rs
    Sobre amamentação, não sou uma boa pessoa para falar, sofri mto com isso, ateh sangue saia do meu peito. Amamentei por 4 meses e agora me rendi exclusivamente ao leite em pó, tive problemas com o nan, meus filhos ficavam com o intestino preso, ai experimentei o nestogeno e tbm prendia o intestino deles. entao passei a dar o Bebelac, que hoje se chama Milupa, e eles se deram mto bem com esse. Saude p vcs 3...bjos

    ResponderExcluir
  20. parabens por essa dedicação!!!!
    Amamentar é um ato de amor, eu amamentei a Duda até 3 anos e se pudesse amamentaria até hoje kkkkk exige sim muuuuito da gente, mas é tudo recompensado, força na sua luta!!!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oii Aline passando pra perguntar não chegou nada ai pra você não??? Começo a ficar preocupada com os correios!!!
    Beijinhos e aguardo sua noticia!!!

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker