9 de maio de 2012

38

Nossa Rotina: curtindo cada dia bom e aprendendo em cada momento mau!!


Minha mãe já tá aprendendo a se virar huhu!!!!


Olá gente boa!!! Nossa, quanto tempo eu não posto hein?? 8 dias! kkkk Pra mim isso é um recorde! rsrsrs

Bom povo lindo, estou muito feliz e empolgada com a maternidade, esses 3 meses realmente são milagrosos!(será? ou foram as orações fortes?? kkkk). Meu SAmuquinha tá parecendo outro BB, tá comendo de 2 em 2 horas ou mais, dorme a noite toda, chora beeeeem menos ( ou será eu que aprendi a identificar os motivos do choro?? rsrs), brinca sozinho, assiste TV, tenta pegar objetos (ainda tenta, mas não consegue, nessa idade eles podem ter a intenção de pegar, mas nem sempre conseguem, isso fica pro 4º mÊs mais ou menos) e outras coisinhas que já contei  no post passado.

Já deu pra perceber que as coisas tão bem melhores por aqui né? Até que enfim consegui estabelecer uma rotina razoavelmente estável , digo razoavelmente por que sei que os BBs são seres humanos e como tais não são bichinhos ou máquinas programadas para fazer a mesma coisa todo dia certinho nos mesmo horários,  então a rotina pode e  deve ser flexivel e é saudável que seja assim, o importante é que exista uma regularidade nos fatos para que a criança se sinta segura e construa seu modo de ser de maneira organizada. SE VOCÊ QUER QUE SEU FILHO SEJA UMA CRIANÇA ORGANIZADA, COMECE DESDE JÁ ESTABELECENDO UMA ROTINA DIÁRIA PARA O SEU BEBÊ!

Chega de conversa e vamos ao que interessa..

Como comecei?

As primeiras semanas foram bemmm difíceis, o SAmuca chorava muuuito ( novidade!kk) e eu na minha ansiedade de vê-lo calar dava peito a toda hora, o resultado vocês já sabem: muitas golfadas e irritação gástrica. Mas mesmo assim eu tinha que começar por algum lugar, então passei a ANOTAR OS HORÁRIOS QUE O MEU BB ME DAVA, anotava que horas acordava, o quanto ele dormia de dia, quanto ficava acordado, mais ativo, choro mais intenso.. e fui estabelecendo a rotina de acordo com as INFORMAÇÕES QUE ELE ME DEU. Fiz essas anotações durante alguns dias e constatei algumas regularidades:

Ele dormia menos de manhã e era mais ativo ( chorava muuuuutíssíssimo também) e por esse motivo procurava dar o banho e fazer mais atividades com ele nesse horário;

Dormia por volta do meio dia, se deixasse dormia por muuuitas horas seguidas; ( essa era a hora que eu aproveitava pra fazer alguma coisa em casa, mas não conseguia fazer quase nada, não tinha disposição (estava com anemia devido ao pós parto e aos rémedios que tomo o que me deixava mais devagar ainda!!), fazia tudo aos poucos e descansava, quando ía voltar a fazer , o baby acordava, aff era o caos!! rsrs Nem descansava e nem mantinha as coisas em ordem!!

Ficava mais irritadiço no final da tarde e começo de noite ( tipo, fazia escândalo!! Seriam as cólicas?? Até hoje não tenho certeza..rs

Dormia tarde e não e acordava em média 3 vezes de madrugada;

Fazia cocô na maioria das vezes pela manhã , um dia sim outro não;

Bom, é claro que essas regularidades que encontrei mudaram um pouco, mas depois de algumas semanas voltei a anotar e assim fui ajustando a rotina conforme as coordenadas que meu bebezinho me dava.

Como está hoje de fato ( na maioria dos dias):

Acorda entre 7 e 8h da manhã, toma a primeira mamada e remédios ( aditil e Label);

Entre 9 e 10h as vezes tira um cochilo, outras vezes faço alguma atividade com ele ( já até contei história rsrsrs ele prestou atenção e ainda riu pro livrinho, lindooooooo de mais!!!);

Entre 10 e 11h segunda mamada e preparação para o banho ( tento esperar uma meia hora depois da mamada pra ele tomar banho);

Até antes do banho, procuro ir entretendo ele e fazendo coisas simples como tomar café da manhã, escovar os dentes, tirar o pijama, pentear os cabelos,  forrar a cama, estender uma roupa, guardar objetos fora do lugar , guardar uma louça ou varrer , não consigo fazer tudo isso, mas algumas dessas coisas e as vezes nada disso, kk depende do humor do meninho aqui e do meu também kkk.

Entre 11 e 12:30 +ou - ele dorme, deixo ele dormir por três horas ( mas a pediatra falou que já posso deixar ele dormir mais que isso que não tem problema, ô beleza!! kk)

É nessa hora que faço alguma tarefa que exija mais tempo ( a tarefa que estabeleci pro dia naquela tabela que eu fiz , lembram? São atividades como lavar o banheiro, limpar a cozinha, passar roupa, tirar o pó, organizar um armário, limpar o quarto do baby etc, lembrando que é uma tarefa mais demorada dessas por dia, se for uma coisa mais simples ou se ele dorme um pouquinho mais, dá pra fazer mais de uma coisa, mas é raridade ) Além disso, almoço, por que saco vazio não pára em pé rsrsrs Detalhe: parece que o SAmuel adivinha quando vou almoçar, pois quando termino de por a comida no prato, ele acorda, incrível!! Isso acontece com vocês também??rsrs


Entre 14:30 e 15:30 hele acorda e mama pela terceira vez , nessa mamada ele mama muuuuito, acorda morrendo de fome tadinho.

Entre 16:00 e 19:00, ele dá mais algumas cochiladas, a gente brinca, as vezes desço com ele pro pátio do condomínio (isso num dia bom, com pouco choro rsrs), outras a gente assiste TV ou eu durmo com ele nas cochiladas, por que ninguém é de ferro rsrs

Após as 19 procuro não deixar ele dormir mais, para não atrapalhar o sono dele a noite e é aí que o bicho começa a pegar de novo. Não sei se ele se irrita por que quer dormir e eu não deixo, não sei eu já estou saturada da rotina do dia a dia ou se simplesmente , ele fica cansado das tensões do dia e precisa estravasar,ô dó! De mim e dele!

Marido chega as depois das 19 h e fica com ele pra eu fazer o jantar, procuro cozinhar para dois dias ( não me importo em comer a mesma coisa dois dias seguidos), feijão faço uma vez por semana + ou - e congelo pra semana toda, no domingo vejo o que tem na geladeira e PROCURO estabelecer um cardápio da semana, isto é dos dos três ou quatro dias na semana que cozinho rsrs

O dia que não cozinho, faço outra tarefa pré estabelecida para aquele dia ou fico com o SAmuca enrolando para ele não dormir, ou se o dia foi "pauleira" descanso e o marido fica com ele.

Nos dias quentes sempre dou um banho de balde precedido de massagem no Samuel +ou - ás 21h, daí ele já está "liberado" pra dormir rs.

A rotina para dormir, ainda está um pouco turbulenta por aqui, o SAmuquinha dá um show antes de pegar no sono, talvez os estímulos que fazemos pra mantê-lo acordado antes das 21h esteja atrapalhando, ou então eu já estou estressada de mais para estabelecer um ambiente calmo e tranquilo para ele dormir, sei lá, só sei que ainda preciso melhorar a hora de dormir. Detalhe, ele só pega no sono MAMANDO !!problema?? Talvez, mas gosto muito desse momento da mamada pré dormida, pois é quando eu canto louvores a Deus e agradeço por tudo que ele tem feito e é em minha vida!! Quero manter esse momentomamadaprésono mesmo depois que a amamentação não for exclusiva.

Aproximadamente (nos dias bons rsrs), ás22:30  meu lindo bebê dorme e acorda apenas depois das 2 ou 4 horas da madrugada para mamar.

Gente, eu NÃO TROCO FRALDA DE MADRUGADA, eu ponho a pampers nele a noite e só vou trocar de manhã, NÃO VAZA, NÃO ASSA..é uma benção!!kkkk Só uso a pampenr para dormir ou sair no dia a dia eu uso a que tiver (pois ainda usamos as fraldas do chá que vieram de várias marcas). Durante o dia procuro trocar em 3 ou 4 horas. Ele nunca assou e uso pomada apenas depois do banho e antes de dormir.

Pois é pessoas, não pensem que estou sendo a mãe mais organizada do mundo ou coisa parecida, n maioria das vezes esse esquema todo funciona, mas tem dias que não dá nada certo, normal né,a vida é assim mesmo, cheia de idas e vindas, altos e baixos, bons e maus dias, mas o que a gente não pode deixar de fazer é curtir a cada momento bom e refletir em cada momento mau, para que o próximo dia seja melhor ou menos pior, não é verdade??
______

Obs: Tinha planejado fazer o post sobre a rotina e a consulta de 3 meses ao pediatra, mas já vi que minha rotina já deu muito pano pra manga, então vou deixar o pediatra para outro post ok?

Bjus
Eu, num desses "dias bons"kk

" o MEU DEUS...Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." ISAÍAS 40, 29

38 comentários:

  1. rsssss...é clichê amiga, mas...vivendo e aprendendo não é? Não tem fórmula mágica...vc tem q perceber o seu filho, não tem jeito...muita gente dá pitacos...e até tenta de verdade ajudar...mas só vc saberá o melhor a fazer...pois é vc quem está com ele 24h...enton-se...a bucha é sua rsss...ai q horror...mas é verdade! Eu falo q meus filhos podem até ser um problema...mas é um problema MEU e q eu gosto de ter rsss. Se eu não falar contigo até Domingo, um Feliz Dias das Mães pra vc...acho q vc é a q melhor nos representa este ano...por tudo q passou nos últimos tempo. Vc é a Mãe Blogueira do Ano! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu?? Mãe blogueira do ano???kkkk Assim eu fico metida!! kkkk
      Que isso amiga eu que te acho uma super mãe!!!Parabéns pra nós!!!! hehe!!

      Excluir
  2. "Detalhe, ele só pega no sono MAMANDO !!problema?? Talvez, mas gosto muito desse momento da mamada pré dormida, pois é quando eu canto louvores a Deus e agradeço por tudo que ele tem feito e é em minha vida!!" QUE LINDO!

    OBRIGADA pelo comentário no meu blog! *-* De coração!!!

    ATÉ QUE ENFIM ENCONTREI ALGUÉM que tenta estabelecer uma rotina! kkkkk
    Meu bebê tem DOIS meses e eu também tento, mas tenho mais dias de caos, do que de rotina xD Mas sei que em breve ele se adapta.
    Eu já dou o banho a noite pra ele relaxar e deixo tudo aqui em casa 'a meia luz', pra ele entrar no clima rs.. Tv baixa, a gente conversa mais baixo.. e depois da mamada das 10 +/-, ele dorme. Mas acorda lá pra 1 ou as vezes vai até as 3 :D

    Tento estabelecer rotina desde já pq acho melhor até pra ele, né??

    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Brenda!!! E continue tentando que um dia vc consegue!!!!bju

      Excluir
  3. Respondendo ao seu comentário:
    Minha unha era da Minnie, gostou? xD
    kkkkk

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida, tem selinhos pra vc no meu blog!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Q bela mãe tá se saindo heim! parabens! Rotina faz muito bem pra criança mesmo. É importante que ele acorde e durma sempre no mesmo horario pra evitar esses "sonos" e mal humor fora de hora. Sei muito bem o que é isso que vc descreveu porque passei por isso varias vezes quando o Theo acorda cedo demais e ai quer ir durmir mais cedo. Até minha rotina fica abalada.
    E realmente Pampers é a melhor fralda, recomendo sempre. Tb nao trocava fralda de noite, pra durmir Theo usa até hoje a pampers noturna e é muito boa, dura umas 12 horas de sono tranquilo (sim, meu filho é dorminhoco hehe).
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, tô tentando!! E depois de 3 meses acho que comecei a me adaptar com um bb em casa. Será q demorei??? kkk
      antes tarde do q nunca !kkk

      Excluir
  6. Ainda bem que as coisas por ai ja se acertaram...viu qu nao disse que vc aprendia a entender seu filhote? as vezs eh dificil mas sempre conseguimos rs
    =)
    bj

    Parabens pela maravilhosa mae que e'. bj

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Aline, você está se saindo muito bem!

    Que Deus continue os abençoando, o Samuel está muiiito, mais muiito fofo. Deus é fiel!

    Desde já, te desejo um maravilhoso dia das Mães!

    Beijão,

    Alê

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por ter conseguido estabelecer uma "rotina" pra vcs... qaundo eu vejo que vc postou algo eu venho aqui ler com mais tempo, pq sei que seus post são grandes mas porem com muitas informações UTEIS e AMO ler seu blog!

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa! Que bom q gosta dos meus posts enormesss.
      Nunca consigo escrever pouco kkkkk
      bjuuuu

      Excluir
  9. adorei as dicas Aline...vou tentar seguir qdo for mamãe... seu filhote tá cada dia mais lindão!!! e um Feliz dia das mães pra vc...bjk gde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa!!!
      Será q vai demorar pra seguir as dicas?? rsrsrsrs bju da line

      Excluir
  10. POis é menina, filho dá aquele trabalho, mas vale toda a pena, sem duvida alguma! O Samuca esta lindo! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota trabalho nisso!!!!!!! kkkGsuis, e eu qu pensei q livença maternidade fossem férias kkkkkk bobinha eu!kkk

      Excluir
  11. Maitê tb ta tomando aditil....ela acorda uma vez pra mamar de madrugada..ela só é um enjoo pra dormir a noite...quer q eu fique em pé e só pega no sono mamando...a mesma coisa q Samuel rs fazer o q né....graças a Deus nossos filhos são perfeitos e saudáveis....tb aproveito pra fazer as coisas de casa quando ela pega no sono.quando não consigo peço minha mãe pra ficar com ela enquanto faço....bjos no Samuca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho ninguém por perto pra pedir "socorro", então tenho que dar conta de tudo na marra!kk Por isso procuro alguém profissional pra me ajudar urgentemente!!! rs
      bjuuu

      Excluir
  12. Q bom q conseguiu... eu tb fiz assim... comecei anotando tudo.... como diz o livro da encantadora... vc leu? eu tenho ele em pdf.... muito bom...
    Ela diz q criança não pode ficar muito cansada q demora a dormir... sera q nao e por isso q ele demora a dormir? Por aqui e assim.... se ela passa de 2 horas sem dormir é show... seja a noite ou de dia.... e basta 30 minutos de soneca para acordar outra criança kkkk... E a noite ela mesmo tem se mostrado mais cansada umas 8h.... eu coloco ela pra dormir definitivamente as 9h30... mais as 8 ela ja dorme no carrinho kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  13. oiiii to muitoooo ansiosa quero q fique pronto logo... q bom q vc conseguil c organizar aos poucos as coisas vao se ejeitando..
    bjusss

    ResponderExcluir
  14. Sua rotina esta otima amiga..consegue se organizar bem...
    adorei o post...bjkas de carinho

    ResponderExcluir
  15. Para uma mãe maravilhosa. Chegou a tua vez, tem que colar isto no mural de 8 mães que julgue que o mereçam, se for publicado novamente no teu mural, verá que é uma pessoa e mãe maravilhosa. Se não, não se preocupe, eu te considero ............uma grande MAMÃE !!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa ...

    Quanta coisa heim !!!


    Mulher maravilha né ??? A cada dia q passa o bb esta mais lindOOOoOOO !!! rs

    Bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
  17. Olha é bem por ai mesmo. Aos poucos você vai vendo onde o Samuel te dá espaço.

    Costumo pensar que não somos nós que colocamos rotina nos bebês e sim eles que nos colocam rotina.

    Aos poucos você vai conseguir colocar as coisas em ordem e ter um tempo pra você. E com o passar dos meses a tendencia é aliviar em algumas partes. Ele vai chorar menos, mais a atenção é que dobra quando começa a engatinhar ou andar.

    Você tá indo bem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, quanto tempo eu não vinha aqui!!!
    Olha Aline, até hoje Bella pega no sono mamando viu? rsrs

    Vc perguntou com o que trabalho neh? Sou Analista de Dpto Pessoal, também tenho formação em Seg. do trabalho.

    bjo!

    ResponderExcluir
  19. Amiga que maravilha de rotina... aqui em casa o bicho pega... eu que entro no ritmo dele não ele no meu...aff tem dias que nem consigo almoçar pq quando paro já são umas quatro da tarde. Certo mesmo com o Enzo é o horário do banho somente. Mais um dia eu vou conseguir ser uma mãe esperta como vc. Bjos

    ResponderExcluir
  20. Que otimo que as coisas estão se ajeitando, fica tranquila logo vc vai tirar tudo de letra e vai ver como vai ficando mais facil com o tempo!!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga, tão bom ver as evoluções, né?
    Aqui ta difícil pra dormir, aff o Arthur começou a acordar muitooooooo...ai acaba na cama a noite toda!! Cansa...ele mudou o horário de fazer coco rs ai fica na maior agonia a noite toda!
    Vamos ver o que faço pra melhorar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Que bom que tá conseguindo. Já cheguei a conclusão de que não é nenhum bicho de sete cabeças criar filhos. Aqui em casa digo que criança não dá trabalho, quem dá são os adultos. Vamos curtir mesmo pois o tempo tá passando rapidinho. Dias desses estávamos todas falando só de comprinhas pro quarto, enxoval etc e agora... ah gostei do cabelão novo, ficou show. Bjs e feliz dia das mães!!!

    ResponderExcluir
  23. aaaa mudei mesmo...queria ser uma mãe mais moderna kkkkk

    ResponderExcluir
  24. Como melhoraram as coisas!!!Que bom amiga, essa dica de monitorar as coisas que eles fazem é boa, vou fazer com minha baby, bjinhus e abraços pra vc e pro Samuca!

    ResponderExcluir
  25. amiga !!!! Acho que alguém andou lendo a Tracy Hogg por aí rsss ... Não vale a pena?!? Fico feliz de ver que as coisas estão entrando nos eixos por aí e vc ficando mais tranquila. Flor, também acredito que o Samuca esteje ficando superestimulado a noite, por isso da irritação dele, porque vc não tenta colocá-lo para dormir um pouco mais cedo?? 3 amigas me afirmarm o seguinte: A noite, tanto faz vc colocar para dormir por volta das 19, quanto por volta das 22, ele vai acordar uma vez na madrugada para mama e não vai alterar a hora dele acordar pela manhã. Já tentou ?!? Eu não posso confirmar essa teoria pois a Manu ainda não nasceu, mas tenho a intenção de colocá-la para dormir por volta das 19 h, assim que a noite chegar.

    Quanto ao que vc comentou, que estou postando mais, é verdade, mas é porque ainda é uma das raríssimas coisas que ainda faço rss, fico de repouso o dia praticamente todo, daí levo o computador para cama e fico escrevendo, acho ótimo porque me destraio muito com os blogs.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline,

    Muito obrigada pelas dicas referente as pastilhas, menina eu morro de medo do pedreiro estragar as minhas pastilhas,de alguma coisa der errada eu acho que sou capaz de pular no pesçoço dele, não é exagero nosso não, poxa é tão dificil de conseguir comprar as coisas, pra alguem vir e colocar de qualquer jeito, assim não dá né rs.

    Aline eu adoro os seus post, dou risada sozinha, o Samuca esta lindo, que bom que parou com os choros, eu não entendo nada de bebê, mas devia ser cólicas, tenho um sobrinho de 4 meses e tem cólicas direto, dá muito dó de ver ele chorando, as vezes no meio de um choro ele dá um sorissinho, que é a coisa mais linda do mundo. Como é bom ter criança em casa né.

    Beijoss pra vc e no Samuca.

    ResponderExcluir
  27. Oi querida, tem um selinho pra vc no meu blog!!!
    Bjuss
    http://laurarandrade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que bom as coisas estão bem melhres por ai... é como todo mundo fala: - DEPOIS DOS TRES MESES MELHORA!
    e vc fez a melhor escolha tentando estabelecer uma rotina... eu tb to assim, mas nem sempre consigo seguir, realmente cada dia é diferente, e os bebes que ditam as regras...
    o engraçado é que a Malu adora sair de casa... os dias que ela mais dorme são os que estamos fora... incrivel é so entrar no carro ela apaga, faço o que tenho que fazer e ela dorme o tempo todo...
    em casa ela anda dormindo mt pouco durante o dia... não fica mais de 1 hora seguida... dorme às prestaçoes! o bom e que dorme bem a noite...
    mas eu te aconselho a nao ficar entretendo ele a noite para ele nao dormir mais cedo... acho que independente do horario que ele dormir ira dormir bem a noite toda... acho que ele se irrita mais se vc nao deixa ele dormir... pelo menos foi isso que percebi com a Malu!

    bjssssss

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker