26 de junho de 2012

13

Mais uma batalha:mamadeira, fono e GRIPE?????

Estou apanhando muuuito pro SAmuquinha pegar o copinho, em um ele engasga por que sai de mais, em outro não sai nada, mesmo se ele sugar (o que dificilmente acontece). Então lembrei que a fonoaudióloga que nos  atendeu na UTI e nos deu dicas excelentes sobre a amamentação, havia me dado seu telefone pessoal e disse que podia ligar pra ela a qualquer dificuldade. Então liguei e marquei de ir ao ambulatório de fonoaudiologia da UNIFESP onde ela trabalha.

Então fomos.

E como foi a conversa?????
Pensei em descrever a conversa na íntegra, mais o post ficaria com muuuuita informação inútil, então, vou fazer um resumão das orientações que ela nos deu.


  • O intervalo de 2 horas entre as mamadas é muuuito curto, pode não haver tempo pra leite ser digerido, causando o "falso refluxo", gases, cólicas e desconforto;
  • Sair da consulta, dar de mamá e para a próxima mamada, esperar o intervalo de 3 horas, mesmo que ele chore , pois , possa ser que ele tenha se acostumado a ganhar o colinho e o peito de 2 em duas horas, mesmo não estando com fome e se está desconfortável por conta do refluxo ou gases ele vai querer sugar. O ato de sugar tem propriedades analgésicas. Mas mesmo assim , não dar o peito, tentar acalmá-lo. SE ACALMAR ANTES DE TENTAR ACALMÁ-LO.
  • Depois de esperar o intervalo de 3 horas pela primeira vez, esperar 2 horas, dar a mamadeira com água. Teóricamente  ele estaria com fome e com insistência, muita cara feia , ele aceitaria a água.
  • Se ele aceitar a água , esperar mais uma hora (para completar o intervalo de 3 horas) e insistir na mamadeira agora com o leite materno. Ele precisa acostumar-se primeiro com o bico, depois com o conteúdo.
  • Usar o bico ortodôntico indicado para crianças de 0 a 6 meses (o mesmo que eu tenho em casa que ele não aceitou por diversas vezes :( Segundo ela, esse é o bico que mais se assemelha ao formato do seio. Hein??????? onde? kkk


  • Aceitar o copo seria um passo muito complicado para ele que só mama no peito e está com tamanha resistência para sugar outros objetos, então concordei em usar a mamadeira. A essa altura do campeonato tudo o que eu quero é que ele sugue algo que não sejam as peicholas da mamãe!! rsrs
  • Tendo , ele aceitado a mamadeira , oferecer (de 3 em 3 horas), o leite de um dos peitos ordenhados e o outro peito normalmente. Oferecer os DOIS seios, até que ele fique bem saciado, para que consiga esperar a próxima mamada.
  • Já que ele aceita bem as frutinhas da manhã ( por volta das 9:00 h), permanecer com ela e acrescentar a da tarde. Amassar a fruta com um pouco de leite materno (por volta das 15:00 h)
  • AS FRUTAS DEVEM SUBSTITUIR A MAMADA, SE COMEU A FRUTA , NÃO MAMA! Ainnn, será que dá??:(
  • Depois que o horário de 3 em 3 horas estiver estabelecido e o bico da mamadeira aceito sem problemas, oferecer o LEITE artificial indicado pelo pediatra.( daí será outra batalha!)..
E como estamos com esta nova adaptação???????????

Não estamos!!kkkkkkkkkkk 

Samuquinha amanheceu com o nariz escorrendo, olhos lacrimejantes , molinho e FEBRIL!!!! Ai senhor, será a primeira gripe???????????

Mesmo assim iniciei o processo, mas ele não suga a mamadeira, ao invés disso ele "morde" e engole o leite que cai na boca, isso quando não engasga e chora.
Dormiu duas vezes "mastigando" a mamadeira, acho que por estar molinho.

Acho que vou esperar ele melhorar, para continuar o processo novamente. Dodói em adaptação a uma nova rotina, é muita judiação né! :(

Estou tão apreensiva, por ele estar dodói, com medo dele não aceitar a mamadeira, com medo dele ACEITAR e desistir do peito. Ai como eu estou confusa!!!!!!!!!! Eu sei que o  importante é ele estar bem enquanto eu não estiver por perto né, então bora abrir mão do que for necessário pra que isso aconteça!!


Pessoal, todas essas orientações são específicas para o Sameul, não significa que deve ser seguidas por qualquer pessoa, só descrevi elas aqui para registar o processo e enfatizar o quanto é importante a ajuda de um profissional. Não confio no instinto materno (tá podem me crucificar!!), meu instinto materno falha o tempo todo! kkkkkkkkk #mãedemerda!!#

Outra coisa que acho importante dizer: CHORAR É PRECISO!!Se quisermos ou precisarmos implementar uma rotina, ou tirar um mau hábito, o choro será inevitável. Ainda bem que estou calejada quanto a isso!kkk
Quando o Samuel melhorar e a labuta continuar , venho aqui dizer como está sendo ok?
bju e 
Não tô gostando nada disso!!

13 comentários:

  1. Ah eu ja tinha lido mesmo q mamar em menos de 3 horas tem esses negocios de refluxo... colica... e pouco mesmo... vai tentando kkk
    Nada como ajuda de um profissional ne...
    E trocar o leite por fruta sera q da certo? kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. awnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn...que delícia ele nessa foto Aline...lindeza d+...beicinho lindo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline fica nervosa nem triste não, pelo que percebi vc é mãezona e cuida direitinho do baby. Já passei por quase tudo o que vc está passando.
    Tudo é muito novo para ele e aos pouquinho ele pega a mamadeira.
    Qd a Leka começou na mamadeira tb era assim só mordia, affff. Então eu colocava o bico na boquinha e apertava uma pouquinho para que ela soubesse que saia alguma coisa dali e assim foi aos poucos pegou. Bjus

    ResponderExcluir
  4. ooooo meu Deus que biquinho mais fofo!!Maitê ta fazendo nebulização direto...nariz entupidinho bjos

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de bico.... rsrs Estou prestes a tirar o peito do Enzo durante a noite, sei que vai ser dificil pra caramba, mas vai ser necessário antes que eu tenha um troço aqui. Ele acorda a noite toda mesmo tendo mamado 150ml de leite antes de dormir... mesmo assim ele quer ficar no peito... chora coloco no peito volta a dormir... ai passa um tempinho chora de novo..maior luta e eu esgotada... bom vai nos contando como está sendo essa implantação... melhoras pro garotão! bjos

    ResponderExcluir
  6. Que dó mamãe, amei o seu cantinho e ficarei imensamente feliz se vc conhecer o meu tb. Estou te seguindo
    Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah Aline, nao fique se chamando de mãe de merda hehe, vc é maezona e é normal a gente pecar pelo excesso no começo.
    O Théo começou a usar esse bico desde o nascimento, porque tive problemas de rachaduras nos seios, entre outras coisas, e ele tomava NAN nessa mamadeira até meus seios normalizarem e eu poder amamentar tranquila. Ele nunca largou o seio por causa disso. Depois quando ele foi começar a tomar leite mesmo, agua, suco, ele nao quis usar a mamadeira ai preferiu o copo. O primeiro copo era com bico mas nao era com valvula, entao ele tomava mais facil, mas se deixasse na mao dele, virava uma festa. Ai compramos o copo com valvula. No começo foi mais dificil dele aprender a sugar direitinho, mas depois que aprendeu, a gente nao tinha mais chateação com sujeira. Eu deixava o copinho a disposição dele o dia todo.
    A amamentação foi livre demanda, mas depois que comecei a introduzir a alimentação, ele mesmo foi diminuindo o ritmo das mamadas pois as frutas e a papinha salgada o saciavam por mais tempo.
    Com uns 8 ou 9 meses, fui tirando aos poucos as mamadas da manhã, introduzindo o copo de leite no lugar. Até que por fim, pouco antes dele completar um ano, comecei a tirar a mamada da noite. Meu marido me ajudou nesse processo pois é complicado pro bebê entender o porquê vc nao quer dar o peito, é mais facil uma terceira pessoa dar a mamadeira (ou copo) assim muda a rotina, porque o que ele espera da mãe é o peito e com o pai, ele aceita melhor outra coisa.
    Mas vai com paciencia, é isso, ele vai chorar, vai querer o peito, mas no final tenho certeza que dará tudo certo!
    Desculpa o longo texto, acho que dá até pra usar como topico no meu blog heheh.
    Beijaoo

    ResponderExcluir
  8. O Miguel tb nao se adptou a esse bico, e faz a mesma coisa que o samuel. MORDE!!
    Então como tenho 2 mamadeira, experimentei dar a mamadeira com o bico comum, e a esse ele se adptou. Vou falar isso no blog.
    Espero que ele melhore loogo e que consiga aceitar peitos e mamadeira

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ounnn meu deusuuu.. a carinha dele que dó!!! :(

    Ai amiga, é assim mesmo.. tem que persistir.
    O Miguel mamou no peito só no 1º mês (infelizmente) e pra não largar o peito eu dava no copinho também (quando ele nao tinha paciência pra mamar no peito). Se adaptou bem.
    Depois mudei pra mamadeira com o bico ortodôntico e ele amooou kkkkk Mama que nem um louco!!
    Daqui uns dias vou dar o copinho de novo pra ir tirando a mamadeira aos pouquinhos!
    Boa sorte e melhoras pro Sam lindinho!!!!!

    Aponta pra fé e rema, amiga!! Alguma coisa há de dar certo!!!
    :D


    Beijos e fica com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  10. Flor...eu acredito nessa de q o bico ortodôntico se assemelha sim ao bico do peito...já q o bico de peito é molinho e fika desse formato na boquinha deles, né???rsrsrsr....
    Qnto ao resfriadinho...fika tranquila q passa logo...cerca de 3 dias e ele tá novinho....hehe
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Realmente, nada como uma boa orientação profissional. Essa da frutinha substituir uma mamada ainda não deu certo aqui em casa não. A Sarah come a fruta e dali uma hora já tá querendo uma mamadeira. Quanto ao bico ortodôntico ela pegou facilmente, mas eu tenho tanta mamadeira e tanto bico que ela pega qualquer um kkkk. bjs nesse dodói gotoso da titia.

    ResponderExcluir
  12. Olá querida!
    que ótimas essas dicas... o Cauã deu um trabalhinho pra
    pegar a mamadeira... comecei tentando dar água, depois meu leite e nada... ai li que outra pessoa deve dar por causa do cheiro
    do leite... dai fui no salão e deixei ele com a minha
    mãe, antes de ir tirei leite pra ele... foi tiro e queda... ele tava com fome e bebeu de primeira... hoje toma suco e água na mamadeira. Achei que não ia conseguir e já havia até comprado um copinho, mas ele engasgava pq saia muito.
    Aff ele tá gripadinho tbém? dá uma dó. Até levei o Cauã no otorrino pq o nariz tá sempre entopido, mas ele disse que é alergia por causa do tempo... e que vai até setembro... affffff... coitada da mamãe. A manha to tentando tirar amiga, mas sou coração mole e não consigo ver ele chorar, até tentei, mas depois me sinto muito mal... como se eu não fosse uma boa mãe sabe? kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Amiga, você é uma ótima mãe e não fique se martirizando por isso!!!!O Samuel terá muito orgulho por tudo que faz e fará por ele!Aos poucos vamos nos adaptando e logo tudo se resolve, confie em Deus!bjus

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker