3 de janeiro de 2014

9

PROCRASTINAÇÃO X PLANEJAMENTO!

Você sabe o que é PROCRASTINAÇÃO?? Pois é, eu não sabia, quando descobri o que é , pensei "esse é o meu problema!".

Trocando em miúdos, PROCRASTINAR é deixar pra depois, adiar tarefas, demorar a dar o primeiro passo!

Gente, eu sou a PROCRASTINAÇÃO EM PESSOA!!!!!!!!!!!!!!!! GSUIS!

Agora que descobri esse meu probleminha , coloquei como meta principal de 2014 : VENCER A PROCRASTINAÇÃO! Então meu lema será: " POR QUE FAZER AMANHÃ SE EU POSSO FAZER HOJE"!rs

É claro que nem todas as tarefas  podem ser realizadas no aqui e agora, por isso um grande aliado à luta  ao hábito procrastinador é o PLANEJAMENTO.

O motivo pelo qual adiamos os afazeres é a falta de clareza do que e quando precisamos realizar algo. Estabelecer uma rotina é fundamental, listar tarefas diárias, semanais e mensais também ajuda bastante. Mas se você como eu é péssimo em cumprir planejamentos , comece aos poucos, não deixe louça na pia ou roupa na máquina de lavar  de um dia pro outro, retire o lixo antes que ele comece a feder, tire um dia para marcar as consultas que adia há meses ! Policie-se!  Esses podem ser os primeiros passos para uma mudança significativa na sua vida.


Tenho pesquisado muitas formas de organizar a vida , existem milhões de métodos eficazes para isso, mas o que é eficaz pra um, pode ser um desastre para outro. Por esse motivo decidi aderir ao CADERNINHO DE ORGANIZAÇÃO, uma maneira simples e eficaz de "se encontrar" em meio ao turbilhão de coisas que precisam ser feitas. Não sabe que caderninho é esse??? Vem cá que eu te mostro....



Um caderninho comum pequeno, brochura 200folhas, dividido por categorias , cada categoria representa uma parte da minha vida....



Fiz essas "abinhas"com retalhos de papel color set, cola bastão e durex.




As categorias do meu caderninho são:

1) ROTINAS E COMPROMISSOS: Onde eu anoto rotinas ecompromissos que preciso anotar na agenda.(até agora tem a rotina de férias do Samuel, cronograma da minireforma e do destralhamento, também coloco aqui a lista do mÊs,que a relação de tudo que eu preciso fazer NAQUELE mês. Em janeiro ,por exemplo, preciso levar documentos na creche do Samuca, marcar gineco e pediatra e etc.


  Algumas blogueiras ,usam uma categoria chamada "caixa de entrada" onde anotam tudo que precisam fazer no dia,mas eu optei por usar uma agenda comum para esta finalidade. Se não der certo, se ficar muita coisa pra eu carregar na bolsa, utilizarei essa categoria para isso. 

2)REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: preciso sumir com uns quilinhos(quilões) extra, então fiz essa ccategoria para anotar sugestões de cardápio saudável, peso e medidas ,dicas de emagrecimento ...etc.

3)CASA E DECORAÇÃO: Esse ano vou deixar meu apêzinho do jeito que eu sempre sonhei (se Deus quiser!!), então tudo referente à "minireforma" (orçamentos, contatos,ideias), vai pra esse item do caderno.

4)BLOG: Não poderia deixar vocês de fora né minha gente!! Aqui vou escrever ideias de posts tudo referente ao mundo blogueiro.

5)TRABALHO: Ideias de projeto, atividades, organização do meu trabalho em si.

6)WISH LIST: "Lista de Desejos"


Onde eu escrevo o PRECISO e o que QUERO comprar.Assim tenho clareza das prioridades na hora  de gastar o dim dim.

obs: Estou anotando os gastos diários na agenda e quando chego em caso anoto numa planílha no computador.

E aí gostaram?? Esse projeto já está em andamento e alguns outros também, conforme forem dando certo mostro procês,ok!


bjuuu e até a próxima!

Para saber mais sobre o caderninho...








9 comentários:

  1. Oi Aline. Boa Idéia, vou aderir ao caderninho também.
    Feliz 2014 pra vcs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Existe o contrário disso dai? Porque eu quero tudo pra ontem, quero resolver tudo de uma vez, sou a ansiedade em pessoa haha! Mas adorei a idéia do caderno :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho legal anotar td rs
    menina que sofá enormee o meu é 20 cm menos rs grande tb né? rs bju

    ResponderExcluir
  4. Por isso que comprei marrom kkkkkkkkk
    e Samuca como tá???? como anda o desenvolvimento dele??? eu me lembrei de td do inicio da minha gestação e da gestação de umas blogueiras..me bateu uma saudade de td :(
    Mas enfim....me lembrei de todas as crianças que nasceram perto da Maitê com mt carinho!!!!!!!!!
    um cheiro no filhote bjuuu

    ResponderExcluir
  5. Olá vim agradecer a visitinha lá no meu cantinho e também conhecer o seu! Tudo muito fofo! Já estou seguindo você! Desejo uma feliz tarde! Bjo!!

    ResponderExcluir
  6. Acho que todo mundo tem um pouquinho disso : procrastinação.
    Acho que muitas vezes é o medo de sair da zona de conforto. O importante é nunca parar e seguir.
    Sou uma pessoa bem organizada, anoto tudo que tenho que fazer e coloco alerta para me lembrar... Faço o cardápio da semana bem equilibrado, compro apenas aquilo que vai comer e coloco metas na minha vida, metas com o tempo possível e nada de tempo impossível.

    Desejo que 2014 seja um ano maravilhoso para você e sua família.

    Bjs :o)

    ResponderExcluir
  7. Adoro a ideia do caderno! Conheci no Morando Sozinha. E sabe que falando do meu post, foi depois de um ano usando o wishilist que percebi o quanto as compras estavam tomando o meu tempo; cada mês aumentava mais; uma dica é separar o que eu PRECISO do que eu QUERO. Ah sobre decoração e reforma, peguei um caderno velho e o separei por comodo da casa, achei mais prático, pra anotar, medidas, ornamentos e etc. Você vai ver que o caderno ajuda muito a colocar as coisas em prática! Bjos

    ResponderExcluir
  8. Tbm faço o caderninho de organização, até escrevi um post sobre ele no ano passado: http://reformandoadois.blogspot.com.br/2013/01/organizando-o-caderno-desorganizado.html e ajuda muito mesmo.

    Agora posso contar?!? A minha vida mudou qdo aprendi a não ser uma pessoa procrastinadora !!! Graças a Deus eu aprendi a fazer as coisas na hora e no dia que precisam ser feitas e desde então descobri que as coisas se tornam mais fáceis e a vida mais leve, sem atropelos, sem as coisas acumuladas ... Glória a Deus !!! Funciona mesmo amiga.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker