22 de janeiro de 2015

4

Hora do soninho!!!

VAmos falar da hora de dormir???

Alguns de vocês sabem que eu não sou a favor de cama compartilhada, na gravidez era extremamente radical quanto a isso, mas na prática...foi outra história!

Calma, não mudei completamente de ideia quanto a isso, ainda acredito que a criança deve ter seu cantinho, dormir com os pais é perigoso, tanto físicamente (pois vc pode rolar em cima do bebê sem perceber e matar seu filho esmagado, ou asfixiado com o monte de cobertas e lençóis da sua cama rs), como psicológicamente (a criança precisa se desvincular da mãe para perceber-se como um indivíduo).

Mas, como vamos aprendendo sempre, hoje entendo que dormir com a cria nos primeiros meses não é tão ruim assim, afinal, é justamente neste momento que ele e você (mãe) são um só, o processo pode ser gradual. Mas pra isso não precisa por o guri na sua cama, mas no mesmo quarto sim por que não.

O fato é que muitas mães tem medo do bebê não estar respirando, de não escutar o choro durante a noite ou tem preguiça mesmo de levantar pra dar de mamá durante a noite e acabam cedendo ao sono compartilhado. Na real, estes são os maiores motivos da cama compartilhada rs

Por aqui, foi assim...

Primeira semana, o Samuel dormiu no carrinho ao lado da nossa cama. Depois disso já iniciamos o processo de fazê-lo dormir e colocá-lo no berço. Era um drama!!! Ficava um tempão com ele no colo, ou no peito até que pegasse no sono e só então punha no bercinho.

O tempo foi passando, minhas dificuldades maternas foram aumentando, comecei a parar de me preocupar com isso e com qualquer outra coisa. Não estava nem aí pra nada (momento difícil, que quero esquecer).Deixei pra lá, o Samuel passou a pegar no sono SEMPRE no peito, a gente tinha que ficar deitados, depois que ele dormia, na maioria das vezes era  colocado no seu quarto, a não ser que demorasse muito pra dormir, então eu dormia primeiro enquanto ele mamava rs.

Essa rotina durou até os 2 anos!!!

Até que chegou o desmame..

Ele mamava justamente apenas para dormir, com o intuito de desmamá-lo por completo, iniciamos o processo de fazê-lo dormir de outras maneiras. Foi , surpreendentemente , super fácil, começamos a deitar com ele de conchinha , cantando no ouvido ou fazendo carinho e logo pegava no sono e depois o colocávamos em seu quarto.

Ainda assim acontecia muito dele dormir com a gente  por várias vezes de termos dormido antes dele rs

Esse ano colocamos uma meta...Fazer ele dormir direto na caminha dele!!!

Estamos fazendo assim todos os dias a mesma rotina..

Banho
Janta
escovação
história (escolhida sempre por ele rs)
Oração 
cama!!

Depois da rotina, deito ele de barriga pra baixo , apago a luz e fico ao lado da cama com uma lanterna e um livro esperando ele dormir. Se ele começa a resmungar , falo sério "Hora de dormir SAmuel!", e ele se conforma. 

Eu fico lá quase uma hora até ele dormir de verdade, com o pai é mais rápido (não sei por que rs).

Mas quer saber??? ESTÁ DANDO SUPER CERTO!!

Posso dizer que 5 dos 7 dias da semana ele dorme assim, os outros 2 geralmente sexta e sábado, ele dorme no sofá, depois vai pra cama (por que todos ficamos acordados até tarde ). Dormir no quarto do papai e da mamãe não mais!!!!

Bom , até a hora do papai sair pro trabalho, por que se ele acorda depois disso vai pra minha cama (por que ninguém é de ferro rs)


E por aí mãezinhas, como está sendo o sono dos pimpolhos? Me conta!


4 comentários:

  1. A Bia dormia até o desmame junto com a gente, depois do desmame ela começou a dormir ao lado da nossa cama, depois que mudamos e ela ganhou um quartinho de moça, começou a dormir na caminha dela, se bem que quando o papai não está eu chamo ela para dormir comigo que é mais gostoso rsrs, mas ela dorme tranquilo a noite toda na cama dela, tem vezes que acorda na madrugada e aparece no nosso meio rsrs, para mim foi muito mais difícil desfazer a cama compartilhada do que pra ela, parabéns aos nosso bebês que estão crescendo e se mostrando muito independentes! Bjs pra vcs 3!

    ResponderExcluir
  2. Oi, o Enzo dorme no quarto dele desde que veio da maternidade, aliás adora. No começo para mim foi dificil, mas hoje agradeço a força que tive. Também temos rotina para ir para a cama, caso contrário o Enzo não se entrega rs

    ResponderExcluir
  3. O pediatra dos meus filhos sempre me aconselhou a dormir com eles até os 6 meses, quando já estão mais desenvolvidos. O processo com os dois aqui foi bem tranquilo. Minha filha ainda exige atenção pra dormir, geralmente é uma mamadeira e eu ou meu marido temos que dormir com ela, então deitamos na sua cama e ficamos um tempinho ali até ela pegar no sono. Depois dos 6 meses, acho que ela dormiu na minha cama só uma vez. Já meu filho tem o hábito de vir nas madrugadas pra minha cama, até já deixo um travesseiro preparado entre mim e o maridão kkkk. Bjus

    ResponderExcluir
  4. ai, aqui segui firme no começo, depois é que ela veio para minha cama! Isso da Isabella, porque da Isadora desde o começo compartilho, ela nem berço tem! kkkk
    Pior é quando a soneca da tarde não acontece mais, aqui Isabella mal dorme à tarde...

    bjo!!!

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker