18 de janeiro de 2016

5

Extraordinário- Primeira resenha do blog.

Olá meu povo lindo e cheiroso!

Hoje vamos de livro!

Estou numa época bem leitora da minha vida, lendo por puro prazer! Que maravilha! Qualquer dia conto minha história de vida leitora pra vocês. Mas sem enrolação, vamos ao livro!

   O escolhido para a resenha de hoje ( a primeira do Blog!) , foi um dos queridinhos para mim em  2015. Indicação despretensiosa de uma colega querida. Quando ela me disse que o protagonista tinha uma deficiência, nem quis saber mais de nenhum detalhe (por que será?), passei na livraria e comprei o livro. Sem saber o que me espera, já adianto que me surpreendi, chorei e ri várias vezes.
Provavelmente já sabem que estou falando de Extraordinário de E.J. Palácio.


   August Pulman , portador de uma síndrome genética rara que resultou em deformidade facial grave, é o protagonista desta encantadora história. Ele é um menino novaiorquino de 10 anos que enfrenta os desafios de estrear a vida escolar convencional em um quinto ano do ensino fundamental , onde vive as aventuras e desventuras de um calouro, com o pequeno agravante de sua peculiar condição. Augge, como é chamado, mora com os pais, sua  irmã mais velha, Olívia (Via) e sua  grande companheira canina, Dayse.
   Um livro leve e cheio de emoções singelas, cuja narração transita entre seus personagens o que concede à trama um movimento descontraído e interessante.
   A autora  confere a cada personagem sentimentos reais que cativam o leitor. Na família destacamos o relacionamento de August e sua irmã Via, que , sendo mais velha , teve a vida sempre girando em torno do irmão e sua suposta fragilidade conferida pela deficiência. Também passando por um período de adaptação à escola nova e conflitos comuns a idade,  sente-se negligenciada pelos pais, focados em dar uma vida mais normal possível ao filho caçula, Via vive o paradoxo de amar o irmão e odiar o fato de ser a irmã do "menino deformado".
   Na escola, encontramos durante todo o enredo, um caminho sendo aberto para a aceitação das diferenças, permeado, por preconceitos, bulling, chateações, mas também por amizade, descobertas e alegrias juvenis.
    Não trata-se de um drama apelativo, mas de uma gostosa aventura ao universo adolescente e pré-adolescente por meio de um garoto que além de todas características comuns a sua idade, possui uma deformidade facial.


 Ficha Técnica

Título Original: Wonder
Título no Brasil: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Tradução por: Rachel Agavino
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2013

 Site do livro Etraordinário.

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Olá lindona, sua dica já esta anotada para as próximas leituras.Esta semana li o livro As cinco linguagens do amor. Super indico e foi um dos melhores livros que já li. Boa leitura, bjus.

    ResponderExcluir
  2. Já está na minha lista de próximas leituras.

    Essa semana li "Dançando sobre cacos de vidro" e simplesmente chorei muito lendo esse livro, mas vale a pena cada lágrima derramada.

    BJs

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga! Olha o link da site lá do Adesivo do Ladrilho Hidráulico é esse

    http://www.papeleparede.com.br/19-adesivos-hidraulicos

    Desculpe a demora viu?!

    Bjokas!!

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker