18 de maio de 2012

30

E se eu não quiser dar mamadeira???

imagem do google
Essa semana precisei sair, ir ao médico (consulta de rotina com o nefrologista) e como fiz no mês passado, deixei o Samuel com minha mãe e fui. Não tive tempo de tirar leite, então compramos uma lata de NAN pró , o que ele já havia tomado no início e já estaria habituado. Na noite anterior, preparei uma mamadeira e ofereci a ele. Se ele aceitou???? Claro que não! E ainda por cima chorou como se tivesse sido espancado (dó!). O único jeito de fazê-lo pegar a mamadeira nesse dia, foi dando o peito e enquanto eu retirava-o lentamente  ía ENFIANDO  a "dedeira" na boquinha dele, mas mesmo assim, mamou apenas 30 ml. Daí eu pensei: "Ele não quis porque não estava com fome, amanhã ele vai estar faminto e vai ter que pegar de qualquer jeito! Será??

O que realmente aconteceu é que QUASE MATEI MEU FILHO DE FOME ( eu bem que falei pra médica kkk)!! Pois é, enquanto meus peitões ardiam de tão cheios que estavam, meu bebê , na casa da minha mãe lutando contra tudo e todos para não aceitar a mamadeira!

Esse ocorrido me fez começar a refletir sobre a importância da mamadeira.
Fiquei confusa, cheguei a pensar em começar a introduzi-la  aos poucos pra ele acostumar, mas ao mesmo tempo me achei uma idiota por sempre ter querido não dar a mamadeira e  agora bolando estratégias para tal. 

Comecei a pesquisar mais sobre o assunto tanto pela internet, em sites especializados e com pessoas que tem a mesma opinião que a minha e decidi, DE FATO, que a MAMADEIRA NÃO SERÁ INSTRUMENTO ÚTIL POR AQUI. Mas e aí, vou continuar deixando meu filhote passar fome?? Mas se eu vou trabalhar , como vou fazer??

Bom, até que meu baby complete 5 meses irei continuar na AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA, no entanto vou começar , de vez em quando a dar leite materno no COPINHO OU COLHERZINHA até que ele consiga sugar aqueles copinhos de transição e quando eu estiver trabalhando ele usará o copo 1 ou 2 vezes, pois ficarei fora umas 6 ou 7 horas e ele já estará comendo alimentos sólidos.
Mas por que tanto trabalho? Todo mundo usa mamadeira, vc quer ser melhor do que os outros?? NÃO PRECISO SER IGUAL A TODO MUNDO E CADA MÃE É LIVRE PARA PROCEDER DA MANEIRA QUE ACHA MELHOR PARA A SAÚDE PSÍQUICA E FÍSICA DO SEU FILHO.

Dica: Para que o bebê aceite melhor o leite no copinho ou na colher, outra pessoa deve oferecer que não a mãe,s e não ao sentir o cheiro do peito ele provavelmente recusará.

imagem do google


Não condeno quem usa a mamadeira, afinal é um instrumento criado para auxiliar as mães que não conseguem amamentar, nesse ponto é útil. Mas eu não quero por aqui.

O perigo do 'tetÊ" consiste no início da amamentação, pois ela é a maior responsável pelo desmame precoce. Raramente se houve falar que uma mãe que começou a dar mamadeira pra o seu bebê conseguiu continuar amamentá-lo. MAs por quÊ? Os bebê são seres altamente inteligentes e se adaptam muito bem a tudo, ao insistir á mamadeira , a criança "aprende" que aquele bico ( da mamadeira)  , serve para mamar e outros não, essa é a chamada "confusão de bicos", além disso, os mecanismos com a língua e boca que o bb usa para mamar no peito são diferentes dos usados nos bicos da mamadeira, sem falar que É BEM MAIS FÁCIL SUGAR NA MAMADEIRA QUE NO PEITO!!

SEU BEBÊ NÃO É BOBO, QUANDO VOCÊ INSISTI NA MAMADEIRA , VOCÊ ESTÁ LHE ENSINANDO: 

"È assim que se mama, olha como é mais fácil" e ao mesmo tempo VOCÊ como mãe está aprendendo: "ai que maravilha essa mamadeira, como é maravilhoso não ficar com o gurisinho pendurado no meu peito 24 horas!! É tão bom saber que ele vai dormir horas a fio depois da mamadeira!Ai que beleza!!!"

Tudo que fazemos como mãe, implica em um aprendizado pro bebê e pra nós também!!

Eu não ía escrever sobre isso, pois considero um assunto polêmico e há muita controvérsia, mas pelo que tenho lido em muitos cantinhos por aí, muitas mamães não tem informação sobre o assunto e até incentivadas pelos pediatras metem mamadeiras em seus recém-nascidos.

Eu sei que se conselho fosse bom não se dava, se vendia. kkkk

 Mas o conselho que eu dou é que SE SEU DESEJO É AMAMENTAR SEU BEBÊ, MAS POR ALGUM MOTIVO VOCê NÃO CONSEGUE  , SE SEU BICO ESTÁ RACHADO, SANGRANDO, SE PRECISOU TOMAR ALGUM ANTIBIÓTICO, OU VOCê PRECISA SE AUSENTAR POR UM CURTO PERÍODO DE TEMPO, ORDENHE E OFEREÇA NO COPINHO OU COLHERZINHA..

imagem do google

Outra coisa perigosa é a afirmação "Meu leite não está sustentando" (assunto velho por aqui), preciso complementar, se há REALMENTE essa necessidade (confirmada pelo pediatra), complemente, mas no copinho, por que quanto mais o bebê sugar o seu peito, mais a produção aumenta e mamadeira só irá atrapalhar!

CHORO NÃO É CONSTATAÇÃO DE QUE A MÃE NÃO PRODUZ LEITE SUFICIENTE, MUITO MENOS O BEBÊ QUERER MAMAR TODA HORA. NO INÍCIO, ELE SÓ SABE MAMAR É O CONHECIMENTO DE MUNDO QUE ELE TEM, NÃO SABE FAZER OUTRA COISA! COM O TEMPO A NECESSIDADE DE MAMAR SEMPRE,  VAI DANDO LUGAR A OUTRAS APRENDIZAGENS E O CHORO (POR ESSE MOTIVO0 VAI DIMINUINDO) AI COMO EU GOSTARIA QUE O sAMUEL CHORASSE APENAS POR QUERER FICAR PENDURADO NO PEITO O DIA TODO! KKK

A maneira de saber se você está produzindo leite o suficiente para seu filho é O PESO!!! SE ELE ESTIVER ENGORDANDO E CRESCENDO COMO DEVERIA, SEU LEITE ESTÁ SENDO SUFICIENTE SIM!!!!

AGORA SE VOCÊ NÃO QUISER AMAMENTAR , AÍ É OUTRA HISTÓRIA, FAÇA O QUE ACHAR MAIS CONVENIENTE.

Entendam que o perigo maior é no início quando o bebÊ necessita do leite materno por seus inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos.Com o tempo os benefícios fisiológicos e nutricionais diminuem, isto é o bebê vai precisar de mais nutriente,  além dos que o leite materno pode proporcionar daí começa a introdução de outros alimentos No meu caso, ou no caso de quem vai trabalhar depois dos 6 meses de vida do bebê, é uma questão de opção por continuar com a o peito, pois os benefícios são mais psicológicos do que nutricionais. Mas não deixam de ser fundamentais. E por eu  me sentir mais mãe, mais fêmea e mais feliz quando amamento e por eu simplesmente amar esse momento com meu filho NÃO QUERO CORRER O RISCO DE PARAR DE AMAMENTAR , pelo menos por enquanto!!!

Se eu vou conseguir? Só o tempo dirá. Mas o grau de dificuldade não vai me impedir de tentar!

Para quem quiser saber mais...




Blogs de mamães que não deram mamadeira:





30 comentários:

  1. Oie... falar sobre isso é complicado é como vc disse cada um pensa de um jeito..
    meu sonho era amamentar.. mas meu bb nasceu antes da hora, não sabia sugar.. meu leite não desceu.. tentei 02 meses tudo que podia.. usei maquinas de tudo quanto é jeito.. tinha me preparado na gravidez pra amamentar.. pra deixar o bico do peito maior ..e nadaaaaaaaaaaa..
    Entrei em depressão, porque logo na hora da mamada virou um pesadelo.. o que era pra ser bom foi ficando ruim.. então fui de mamadeira.. era só o que ele pegava.. então penso que é assim..
    A gente faz planos mas são eles que escolhem tudo.. fazer o que né?.. sofri tanto que nem quero ter outro filho.. um só esta bom demais..srss
    Sei que deu tudo certo, mamou cresceu sem nem dar gripe, nunca ficou internado na vida..
    Boa sorte nas suas escolhas... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc num teve escolha Lu, fez o q pode, mas não deu. Mas nem por isso seu filho foi menos amado e bem cuidado! Parabens pelo esforço.

      Excluir
  2. Adorei o post super informativo e esclarecedor, eu quero muuuuito amamentar até sonho com isso várias vezes, mas tenho os pés no chão e sei que não será tarefa fácil mas estou me preparando física e psicológicamente para esta tarefa rs..

    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo amiga, é uma batalha que a gente tem que enfrentar a cada dia até conseguir, não tem nada de fácil, mas é maravilhoso!!

      Excluir
  3. Nooossa...
    Guto fez um caso pra pegar mamadeira, na primeira vez que fui oferecer (com leite de peito mesmo) ele não quis e pegou o peito mesmo, depois ele acostumou com o leite, mas não queria saber dela com mais nada, água, suco...
    Como o ser humano é adaptável hoje ele adora tomar água e suquinho na mamadeira, leite só na peitchola mesmo!!
    Você fez uma escolha muito sensata, a maioria das mães pensam como você disse: vou dar a mamadeira assim não presciso estar 24 horas por dia.
    Parabéns pela decisão ein!
    Saudades daki, andei sumida neh?
    prometo q passou, bjO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andou sumida mesmo!!rs
      Nós spnos privelegiadas por poder amamentar até os 6 meses, mas tem muita mamãe que não pode né!

      Excluir
  4. Oi amigaa .. com certeza se vc insistir ele vai deixar ... eu dei o peito ao máximo e o copinho foi uma perfeita alternativa ... vai nessa ... vc vai se dar bem .. bjão e boa sorte! Bjs

    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Poisé... esse é um assunto que cada um pensa de um jeito né?
    mas eu concordo ctg.. o peito em primeiro lugar... o meu bebê tb nao quer saber nem de bico e nem de mamadeira!!!! Mas pra mim ta bom!!! eu tenho muuuuuuuuito leite... graçAS a deus,pois sempre tive o desejo de amamentar meu filho, e tem coisa mais gostosa do q ver eles mamando?

    eu amooo demais!!

    beijinhos e um beijãão no Samuel que ta liiiiiindo demais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Camila, não tem coisa melhor não!!!Ah, não vai fazer falta nenhuma pro seu baby o bico e a mamadeira viu!!
      bjuuuu
      O Miguel também tá um gato, bochechudo lindoooooooooooo!!!

      Excluir
  6. GOSTEI!
    Então Aline fiquei cheia de duvidas e insegurança com os choros, mesmo sendo meu segundo filho (era pra eu ser expert rsrs, mas cada um e diferente))).
    Até fiz aquele post que vc comentou e ajudou mt!
    Mas realmente com o tempo fui percebendo cada choro... e insisti na amamentação... melhorou bastante a dependencia do peito. Parei com a mamadeira a noite antes de dormir (era a hora que ela mais berrava)...
    mas há duas semanas retornei ao trabalho so a tarde, e juro que não consigo ter leite suficiente para retirar (eu produzo menos rsrs) é o tanto que ela mama e neste intervalo entre as mamadas não sai praticamente nada...
    ai entra minha boa experiencia com a mamadeira... aqui conseguimos usa-la, sem que ela rejeite o peito... ela só mama uma ou duas mamadeiras a tarde, pela manha, a noite e madrugada só peito;)
    ela é tão comilona que não estranha a mamadeira, nem o peito,nem a chupeta... o que colocar na boca ela mama! rs
    ma admiro sua decisão... mas aqui o mais comodo foi mamadeira, já que minha irmã que fica com ela não saberia mt dar no copinho rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada criança é de um jeito né amiga, ainda mais quando se trata de menino e menina a diferença é ainda maior rsrrs
      A gente se atrapalha, erra, fica insegura, acerta e aprende com esses pequeninos a cada dia.
      Que bom que consegui resolver a irritação do fim do dia. E que ótimo que vc consegue trabalhar só meio período , assim o peito continua sendo abundante por aí né!!
      boa sorte pra nós!!!!!!!!

      Excluir
  7. Ai amiga adorei sua dica e respeito, se eu pudesse também ia amamentar até a Laura enjoar...mas já volto a trabalhar no fim deste mês. E infelizmente vou dar mamadeira pela praticidade! Obrigada pela visitinha e comentário, respondi sua pergunta!http://laurarandrade.blogspot.com.br/2012/05/exame-eletroencefalograma.html?showComment=1337380199745#c825931556795300368
    beijo fica com Deus boa sorte com o exame do Samuca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando voltamos a trabalhar com eles ainda novinhos é mais difícil não dar mamadeira, pq eles ainda não comem de tudo e o bico da mamadeira é mais facil do que sugar o compinhoo.
      MAS NÃO DEIXE DE AMAMENTAR A LAURINHA QUANDO CHEGAR DO TRABALHO, !!!pRA NOSSOS BABYS QUE PASSARAM OS PRIMEIROS DIAS DE VIDA EM UMA UTI , A AMAMENTAÇÃO É UM TEMPO VALIOSO NA FORMAÇÃO PSICOLÓGICA DELES, ELES SE SENTEM SEGUROS!
      BJUUU
      e OBRIGADA!!

      Excluir
  8. Concordo com vc no que diz respeito a criação dos filhos, cada mãe é capaz de discernir o que é bom ou ruim. Agora aqui em casa foi totalmente diferente, o Enzo saiu da maternidade mamando a mamadeira, demorou 20 dias para começar a mamar no peito e hoje mama os dois. A pediatra me orientou a dar no copinho ou na colherzinha, mas não achei conveniente e continuei com a mamadeira, como ele não largou o peito até hoje a médica disse que ele mama no peito porque realmente gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Seu baby é uma exceção!!!Que bom que ele consegue mamar os dois!!
      bju

      Excluir
  9. Aqui, usei mamadeira no iniciozinho, logo q ele nasceu e meu seio rachou, mas na epoca procurei uma que era bem parecida com o formato do mamilo, pois isso é importante pra que ele nao sinta tanta diferença. Meu filho não abandonou o peito por conta da mamadeira. Mas foi só no inicio mesmo.
    Quando meu filho ja tinha pouco mais q 4 ou 5 meses, ele começou a tomar suco e água, e tambem nao gostou da mamadeira nao, entao ele pulou direto pro copo com bico, recomendo as que possuem valvula anti-vazamento, pois pode ficar na mao do bebê/criança sem risco dele se molhar ou sujar.
    Nao tem problema algum pular pra copo direto e realmente aqui em casa, isso aconteceu naturalmente.
    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então teremos histórias parecidas né rs.
      boa a dica da valcula antivazamento, não tinha pensado nisso. rs

      Excluir
  10. floooorrrrr...amei o post....
    SUPER concordo com tudoooo, masssss cada criança é única e comigo foi o seguinte...rsrsrs...
    Meu filho mamou na maternidade 2 dias só no copinho pq não tinha leite....saí de lá com a certeza de q daria leite só no copinho (caso ele ainda não pegasse o peito)mas qndo eu cheguei em casa não consegui....na primeira tenttiva quase matei o coitado afogado...kakaka....fikei insegura e com medo e acabei dando a mamadeira....qndo ele estava com 6 dias eu consegui dar o peito e aposentei mamadeira e chupeta....só que eu voltaria a trabalhar qndo ele estivesse com 3meses e meio....foi aí q comecei a introduzir mamadeira na dieta dela e vc acha q foi fácil????não mesmo....mas fikei insistindo...pra ajudar eu insisti primeiro na chupeta depois q ele pegou eu comecei com a mamadeira....hj ele mama os dois de boa....rsrsrs...
    (nossa, fiz um testamento, né????kakaka)
    vc ta certa em escolher o melhor pro samuquinha....
    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tõ immaginando o Murilão tomando banho de leite! rsr tadinho!!
      Tati, no seu caso, infelizmente vai ter que voltar a trabalhar muito cedo e vai trabalhar em período integral (certo?). Daí, esse foi o jeito né. Mas Vc não precisa parar de amamentar a noite por exemplo. É tão bom né?
      bju

      Excluir
  11. Que tudo este post amiga!Eu estava pensando nesse dilema tbm, não sei como vai ser quando eu for trabalhar, minha menina tbm não pega mamadeira, chupeta de jeito nenhum!!!já tentei de tdo, o assunto é polêmico mesmo, e mtas mães acham mais fácil dar a mamadeira do que o peito, bjus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa continuar tentando se ela não quiser. Quando estiver perto do retorno ao trabalho e ela já tiver tomando suquinho, dá nocopo com bico.
      Que bomq ue gostou do post!!!!Fico tão feliz!!!

      Excluir
  12. Só eu sei o que passei e ainda passo para poder amamentar exclusivamente minha filha no peito, e graças a Deus estamos progredindo muito, ela não aceita mais mamadeira ebaaaaa, sempre que preciso ordenho e dou no dedinho com cateter(aprendi no banco de leite aqui da minha cidade)...
    Bicos e chupetas ela não pega de jeito nenhum :)

    Cada mãe sabe das suas necessidades né, eu estava muito frustrada por não estar conseguindo amamentar meu bebê, hoje apesar da dor que ainda sinto, minha maior realização é vê-la mamar feliz :)

    ResponderExcluir
  13. Olha meu filho pegou a mamadeira desde a primeira vez,foi muito rapido,acho que estava morrendo de fome tadinho,eu por diversos problemas emocionais o leite n desceu,entao ou era ou era! Mas minha sobrinha nunca pegou,mamou ate os 6 meses no peito e depois nesses copinhos de transicao,eu acho que se ele ñ que ñ force ñ,pq agora ele tem o peito pra mamar!bj seu filhote ta lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso a mamadeira era a única solução!! Ainda bem que existe a mamadeira né!! bju

      Excluir
  14. Genteeeeeeeeeeeeeeeeee ... eu não me canso de ficar vendo as fotos do seu bb ...

    Ele é lindo D+ !

    Que dozinha heim ... veja com o seu pediatra o q ele recomenda.

    bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
  15. Poxa Aline mais uma vez não sei pq não consigo ler seu ultimo post. se der memanda o link... segunda vez que isso acontece. bj

    ResponderExcluir
  16. Oi Line, tudo bem contigo ? Como o lindão do Samuca está ?
    muito obrigada pelo carinho querida, beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Acho importante amamentar, mas isso de bebe não pegar mmadeira ou pegar largar o peito é mais da atitude da mãe que do próprio bebe... O meu mma no peito o di todo e a ultima mamada do di é na mamadeira pro pai dele poder dar e ter esse momento com ele. As vezes eu tiro meu leite pra isso mas na maioria das vezes o cansaço é maior e ele mama formula infantil mesmo. E ele é uma gracinha, pra ele tanto faz se e peito, mamadeira ou colherzinha... Eu não sou pedagoga como vc mas eu acho mmadeira mais infantil quee copo, ainda mais pra bebes tão pequenos... é tudo uma questõ de ensiná-los que existem outras formas de comer. Sei lá, não tenho o pensamennto formado direito ainda, só sei que aqui em casa mesmo com Murilo mamando mamadeira a noite ele continua mamando no peito e se por ventura a noite eu der só o peito ele mama do mesmo jeito e isso não torna o soninho dele melhor ou pior. Não sei se sou eu que tenho sorte ou se na sorte eu to fazendo a coisa direito porque nem cólica ele teve, tá super saudável e forte. E digo isso porque o inicio da amameentação foi muito sofrido pra mim, eu dava o peito chorando e as vezes até gritva de dor, saia sangue e todo mundo falava como era a pega correta mas a boquinha dele era muito pequena pra pegar toda a aureola do seio, só agora com ele maiorzinho dor amenizou. Lógico que aqui em casa só entra mamadeira com o furo bem pequeno pra não facilitar e fora que é o momento do papai e do bebê que só se veem no fim do dia.

    ResponderExcluir
  18. Olha, que conforto eu senti ao ler seu texto.
    Respeito muito todas as decisões de usar ou não a mamadeira em qualquer situação, se todos ficarem felizes no final está tudo na graça divina. Mas me identifico muito com o que li. Tive dificuldades no primeiro mês, bico invertido, rachado, dor muita dor. Porém, não me parava de pensar no momento em que todo o problema anatômico iria se resolver e que eu e minha filha poderíamos contemplar esse momento de amor nutricional (nossa que profundo...). Tenho muita satisfação em amamentar e agora que voltei a trabalhar estoco leite e peço aos familiares que deêm leite em uma mamadeira colher. No entanto, existe muita pressão para usar a mamadeira, pôxa eu já expliquei o porquê mas são presos no passado que viveram e acham que devo repetir. E esclareço que ela toma o leite nesse dispositivo, mas parece que existe tanto preconceito com um objeto diferente que reclamam muito. Dessa forma, me sinto mais forte com minha decisão de continuar assim, sem chupeta e sem mamadeira. E minha amigas que seus filhos tenham saúde em extremo com ou sem mamadeira/chupeta.

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker