22 de novembro de 2015

1

Samuel e a vida escolar (parte 4): Bilhetes na agenda..




Samuel tinha mais ou menos 2 anos quando eu "descobri" o quanto ele era inteligente.
De repente percebi que ele, apesar de seu corpo físico não demonstrar, pensava e agia , à sua maneira, sobre tudo que estava ao seu redor.
Ele aprendeu a dizer não, identificar as partes do corpo, diferenciar objetos, cores.. uma infinidade de coisas.
E eu pensei "Nossa porque a escola nunca falou sobre nada disso, quanta coisa eu estou perdendo sobre o desenvolvimento com meu filho!"

Foi então que mandei um bilhete solicitando que elas me dissessem todas as vezes que notarem algo novo no desenvolvimento do Samuel, já que ele ficava tanto tempo longe de mim e eu estava perdendo muita coisa.





Fiquei na expectativa de receber alguma novidade, mas ao invés disso apenas a seguinte frase: 

"Dia tal teremos reunião de pais 
e falaremos sobre esse assunto"

Aguardei a reunião , que provavelmente não fui. Deixei pra lá. Me julguem.

Sabe aquela vaidadezinha que toda mãe tem de exibir o que o filho sabe, pois é.. Fui buscar o Samuel na escola e pedi pra ele mandar beijo, mostrar o nariz, mostrar o pé, o joelho, o cabelo... E as professoras ficaram maravilhadas como se nunca tivessem visto nada daquilo!

Eu fiquei muito chocada!

Nessa hora toda a minha pedagogia veio a tona. Que tipo de professora é essa que não conhece o aluno?

Mas além de pedagoga eu era mãe e uma mãe , insegura, revoltada, procurando culpados para minha falta de atenção com meu próprio filho.

Não tive coragem de levar o assunto adiante, conversar como mãe, de maneira clara e sem problemas.

  Deixei pra lá. 
Até que  me deparo com essa reclamação muito pertinente...

" Pedimos , por gentileza que não
 cole adesivos no meio das folhas da agenda,
Pois dificulta nossa escrita."

Sinceramente, o que vocês fariam, depois de solicitar ser avisada dos avanços do Samuel, receber um bilhete ridículo, de uma coisa tão sem importância?
Tá, pode parecer bobo, mas o lance dos adesivos era um ritual que tínhamos criado, todos os dias , o Samuel chegava e a gente escolhia adesivos novos para colar na agenda. Era nosso momento. Quem eram as professoras para tirar , um dos únicos momentos leves que eu tinha com meu filho???

Eu respondi, dizendo que não ia parar de colar os adesivos, expliquei o motivo. 
Mas não contente com essa simples resposta, voltei no assunto anterior. 

"Professoras , entendo perfeitamente que vocês tenham mais alunos e o Samuel demande mais trabalho que os demais, no entanto, gostaria que prestassem mais atenção nas aprendizagens que ele tem adquirido , pois fui surpreendida algumas vezes pelo fatodas professoras, SOBRETUDO DA TARDE, não saberem sobre coisas que ele aprendeu há tempos, como por exemplo identificar partes do corpo e "mandar beijo". São pequenas aprendizagens que tenho certeza que o CEI tem contribuído positivamente para que ele as tenha, mas que me angustia o fato de parecer que vocês estão alheios a isso."

A professora da manhã me respondeu educadamente, me dando alternativas para não precisar colar os adesivos na agenda. Eu recusei veementemente.
Ela tentou me tranquilizar , dizendo que conhecem o Samuel e acreditam nele, sempre proporcionam novos desafios , dentro de seus limites..

Não fiquei satisfeita, mas não fiz nada. Guardei a insatisfação pra mim, me conformei.

Até que um dia, tive que ir buscá-lo novamente e estive frente a frente com a "professora da tarde", aquela que eu critiquei no bilhete.
O que eu fiz???

Pedi perdão!
Perdão pelas palavras e pelo julgamento. 
Quem era eu, que tipo de supermãe era eu , pra questionar o que elas sabiam sobre o meu filho?
Provavelmente elas sabiam tanto quanto eu, quase nada.


Continua...


Um comentário:

  1. Oi, meu fiho tem dificuldade de aprendizagem. Muitas vezes dei muitas chances para as profª por ser também. Mas aprendi rapidamente que como mãe temos que esquecer as educadoras e sim cobrar muito. Aprendi como é o outro lado. E acho que é o melhor a fazer. Estpu louca pra saber a continuação....kkkk. Bjs.

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!