12 de janeiro de 2016

5

O ano do Samuel.. (retrospectiva 2015)

    A primeira semana do ano novo já se foi, mas que tal lembrarmos de tudo (ou quase tudo) que rolou em 2015  por aqui?

Vamos começar pelo acontecimentos na vidinha do Samuel, em outro post falamos de fatos gerais ok?

     O primeiro grande acontecimento  no ano que se passou foi a festinha de aniversário do Samuel. Fizemos um churrasco para família e amigos mais chegados aqui mesmo no condomínio e foi uma delícia! Eu fiz tudo, decoração, doces. bolo (só o da mesa, o de servir foi minha sogrona, ainda bem porque o meu ficou horrível rs)



    Não sei exatamente as datas, mas aconteceu bastante coisa para reabilitação do Samuel no início do ano passado... 

     Uma delas foi a aplicação de toxina botulínica (botox) e uma substância chamada fenol nas pernas para relaxamento muscular e melhor aproveitamento das terapias. Este procedimento foi feito em centro cirúrgico no próprio hospital da AACD. O Samuel teve que ser internado por um dia e foi sedado levemente para não sentir as picadas doloridas . Foram aplicadas as substâncias  na virilha e atrás do joelhos e , como disse, tinha como objetivo o relaxamento muscular para eficácia do tratamento fisioterapêutico. 

     Graças a Deus deu tudo certo e em todo o momento Samuca se comportou como um mocinho lindo que é! Amo tanto!


    Outra novidade na reabilitação do Samuel foi o uso do PARAPÓDIUM. Um aparelho que serve para ele ficar de pé e assim, seus músculos exercerem funções que não exerceriam em outras posições..


    Junto com este aparelho , iniciamos o uso da goteira, uma espécie de bota ortopédica que permite posicionar o pé adequadamente.


Confesso que pecamos bastante no uso da goteira, pois além de ser horrorosa, o Samuel reclamava muito dela, pois, por não ser feita para ele (doação)  não foi feita para ele ,
 machucava um pouco. Levamos muita bronca por causa disso.


     Além da goteira e do parapódium, o Samuel começou a usar um colete feito de neoprene (tecido de roupa de mergulho). Este colete deveria ser usado todas as vezes que ele estivesse no chão, o objetivo é ativar a musculatura do abdome. Não encontrei nenhuma foto :(


     Bom, se pudesse resumir em duas palavras o 2015 do Samuel, eu diria: comunicação e liberdade..

    No quesito comunicação avançamos mil anos luz ! Tá, acho que estou exagerando um pouco, mas avançamos bastante.

     O que contribuiu para esse avanço, além da minha paciência em tentar compreender as necessidades dele ter melhorado bastante, foi o início do uso da PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. Nesta prancha, desenvolvida pela fonoaudióloga, existem símbolos diferenciados por cores, cada cor representa um tipo de símbolo, há símbolos para ações, pessoas, lugares e objetos. Com a prancha o Samuca consegue se expressar muito bom, formando até frases sem nenhuma palavra falada.
Este é um item que pretendo explicar melhor em um post a parte.

Percebam a prancha cheia de símbolozinhos ..



        Em se tratando de LIBERDADE , a cadeira de rodas foi nosso maior aliado. Além de ser de grande ajuda na escola, e nos deslocamentos em geral, com ela pudemos fazer vários programas em família.
     

Fomo ao cinema,  casamentos, viajamos de carro, de ônibus, de trem, metro e até avião!

Tem vídeo no canal de quando pegamos a cadeira pela primeira vez e da viagem a Vitória. Passa lá! Ou clique AQUI e AQUI.

Em 2015 pudemos ir para igreja com mais tranquilidade, pois o Samuca assistia aos cultos confortavelmente em sua cadeira, diminuindo o estresse dele e de toda a família. Ele até participou da Festividade do Grupo Infantil!  Cheio de alegria e entusiasmo por estar com seus amiguinhos louvando a Deus.



       Este ano, meu bebezinho (#SÓQUENÃO) fez sua primeira visita ao dentista e , para surpresa da mamãe, também se comportou como um anjinho, permitindo que as doutoras examinassem sua boquinha sem problemas! Mas para remorso meu, descobrimos 5 cáries, eu disse CINCO!! #triste.




Por fim, este ano encerrou-se um ciclo na vida do meu pequeno, foi o último ano do CEI. Foram 3 anos de muito aprendizado, respeito e amor. Apesar dos desencontros, todos por minha causa, só tenho a agradecer por tudo que fizeram pelo Samuel esses anos na escola. Ele foi extremamente feliz e eu também!



2015 foi um ano espetacular para nosso menino e para nós também!

Bjus e até a próxima!






5 comentários:

  1. Olá!

    Conhecendo o blog hoje e já segundo *-*

    Que bênção, viu?
    Deus continue abençoando esta familia!!!

    Beijinhos

    projetoapartamento204.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E que 2016 seja de muito mais conquistas e vitórias!

    Bjus

    Taty

    http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muitas alegrias no no de 2016,que ele seja tão especial quanto 2015 foi.
    Deus abençoe muito vocês!!!
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. 2016 será ainda melhor! Que Deus continue iluminando vocês! Bj
    http://cariocandoentreirmas.blogspot.com

    ResponderExcluir

JÁ GASTOU UM TEMPINHO LENDO. NÃO CUSTA NADA DAR UMA COMENTADINHA NÉ!!!!

 Baby Birthday Ticker Ticker